Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor, eu nada seria...
É só o amor, é só o amor
Que conhece o que é verdade
O amor é bom, não quer o mal
Não sente inveja
Ou se envaidece...
O amor é o fogo
Que arde sem se ver
É ferida que dói
E não se sente
É um contentamento
Descontente
É dor que desatina sem doer...
Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor, eu nada seria...
É um não querer
Mais que bem querer
É solitário andar
Por entre a gente
É um não contentar-se
De contente
É cuidar que se ganha
Em se perder...
É um estar-se preso
Por vontade
É servir a quem vence
O vencedor
É um ter com quem nos mata
A lealdade
Tão contrário a si
É o mesmo amor...
Estou acordado
E todos dormem, todos dormem
Todos dormem
Agora vejo em parte
Mas então veremos face a face
É só o amor, é só o amor
Que conhece o que é verdade...
Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor, eu nada seria...
Feliz dia do Professor
Não sei o que combina mais contigo,
Uma poesia, um livro, uma pintura,
Sinceramente fico pensando
No que deve dar alegria
A alguém que é objeto da alegria de tantos.
Na verdade, o professor de verdade,
É aquele que prefere dividir o que possui,
Do que ter somente para si.
O verdadeiro mestre, sente-se feliz
Quando percebe que o caminho que
Ele abriu tem sido trilhado por muitos.
O mestre tem a sua realização no aprendizado
Do pupilo, da passagem da experiência.
É por isso que meras palavras
Não podem recompensar
A alguém que optou por esta carreira
Que muitas vezes é dolorosa e cheia de espinhos.
Chamo-te somente mestre, abnegado coração
Que se sensibiliza com os olhos sedentos
Por uma vida menos escura, mas cheia de luz.
E essa luz, está em suas mãos,
Em seu coração, em seu olhar.
Que bom que existe um dia
Reservado só para você!
Obrigado por sua obstinação incontida,
Pois graças a ela, você nunca desiste.
Você é muito importante,
Espero que você seja sempre assim.
Esta é a minha homenagem a todos os professores do Brasil e do mundo.
Projeto Pedagógico
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL - PROINFO INTEGRADO
A RESISTÊNCIA DO PROFESSOR AO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Por: Gilberto da Silva
PROBLEMATIZAÇÃO:
A cada dia percebemos o avanço e o crescimento das inovações tecnológicas no Brasil e no mundo. Elas estão inseridas nos mais diversos setores da vivência humana: na comunicação, na saúde, nos transportes, no meio cultural, político, econômico e educacional. Sendo assim, o homem não pode dizer que detesta a tecnologia, pois ela é artefato essencial e que está presente diariamente em sua vida cotidiana. Por conseguinte, a educação como principal meio de transformação social, a escola como principal veículo da educação e todos os profissionais que nela atuam, também não podem ficar de fora desta conjuntura.
Em pleno século XXI ainda presenciamos escolas com equipamentos tradicionais rudimentares e educadores que não dominam as tecnologias, que as resistem, tampouco fazem uso das mesmas para facilitar e enriquecer seu trabalho. Encaram-as com se fossem bichos de sete cabeças. Mas pelo contrário, elas dinamizam, qualificam e abrem novas portas de aprendizagem para seus educandos.
É evidente que o mundo contemporâneo, exige cada vez mais do educador uma postura adequada e condizente às novas tecnologias existentes nos diversos setores sociais e em particular no mercado de trabalho. Uma nova postura que seja eficaz, significativa, dentre elas um reconhecimento com a diversidade cultural fazendo valer dentro e fora da sala de aula. Assim instituir a pesquisa na formação do educador salientando Os Quatro Pilares da Educação é um procedimento eficaz na consolidação desse novo desafio.
Exige-se autonomia intelectual e pensamento crítico e criativo. Busca-se a compreensão do significado das ciências, das letras, das artes e do processo de transformação da sociedade e da cultura. Criou-se uma nova consciência das relações do homem com seu meio, sua cultura e sua história. Destaca-se, ainda e cada vez mais, a necessidade da compreensão de princípios e valores, bem como do domínio dos fundamentos científico-tecnológicos que dirigem a produção moderna de conhecimentos, bens e serviços necessários a novas condições de ocupação e aperfeiçoamento humano.
O uso das novas tecnologias, em especial o computador e a internet, possibilita demonstrar e confirmar que nossa cultura local e nacional não possui uma única fonte, mas muitas; que nossa linguagem e nossos costumes não se desenvolvem isolados, imunes aos movimentos mundiais dos POVOS, que toda sociedade sempre que se trate de sua sobrevivência, tem de responder e se adaptar a elementos sobre os quais não possui nenhum controle.
Tendo em vista a prática atual de ensino, a organização curricular e a listagem rígida de conteúdos a serem desenvolvidos pelos diferentes componentes curriculares de cada série das escolas brasileiras, se faz necessário inovar de maneira revolucionaria o processo de ensino-aprendizagem. O uso das tecnologias é um grande aliado na melhoria e na significação da educação pedagógica escolar. O mesmo nasce com a contemporaneidade, de uma necessidade tanto do aluno quanto do professor.
Nesse âmbito, compete a nós educadores, colocar em prática o novo tipo de ensinar na perspectiva de evitar a fragmentação do ensino, a passividade dos alunos, à memorização sem compreensão e a descontextualização, com base em um ângulo diferente em que o aluno se inclua através desse processo de ensino-aprendizagem no processo histórico.
OBJETIVOS:
Espera-se que durante e depois da realização do projeto os professores da nossa escola sejam capazes de:
- Refletir e analisar o papel das novas tecnologias e mídias digitais na democratização do processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades do educador e do educando;
- Compreender a necessidade de incorporar a tecnologia ao processo educativo como uma oportunidade única para a estruturação e instituição de novos panoramas pedagógicos;
- Buscar compreender quais são os cuidados necessários e quais são as estratégias adequadas para se adotar o uso pedagógico das tecnologias;
- Encarar e utilizar o computador e as demais mídias digitais como ricas fontes de conhecimentos e recursos que lhe subsidiaram no seu trabalho pedagógico e não como algo ruim e inaceitável.
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
O Dia da Consciência Negra é comemorado em todo o Brasil no dia 20 de novembro.A data foi escolhida por ser o dia da morte de um grande líder negro,Zumbi dos Palmares, em 1695.É um dia para reflexão de todos nós, irmãos, caminhandoe trilhando os mesmos lugares. Lutando pelos mesmosideais de igualdade, fraternidade e amor. Dia para lembrar do respeito pelo próximo.Banindo qualquer espécie de preconceito.É dia de dar as mãos e numa imensa oração pedirA união de todas as raças, em todas as partes do mundo.Negros. Brancos. Amarelos. Índios. Asiáticos. TodosIguais numa corrente de solidariedade e energia,Vencendo a barreira dos preconceitos e das fronteiras.Um dia para movimento em favor da paz! Da Verdade! Da amizade! Da igualdade!Mostrando, assim, que não existe diferença entre as pessoas.Dia para mostrar a luta do negro pelo seu espaço na sociedade.Sua integração! Seu valor! Sabedoria! A história de Luta e orgulho através dos séculos! O início da luta,A vitória! A glória! Dia da consciência negra! Dia de bater no peito e lembrar que se o caminho foi duro,Hoje é o dia de colher os bons frutos de uma luta queComeçou há muito séculos atrás! Dia de libertar o Coração da dor! Dia da consciência! De entrelaçar as Mãos num gesto de carinho e ternura! Dia de doçura! De lembrar que a luta sempre continua! Hoje, amanhã e sempre!!Antonio Marcos Pires,Rio de Janeiro - RJ - por correio eletrônicoEndereço eletrônico: antoniomarcospries@globo.com